Clientes ? relação é boa ?

Olá sou eu marcos novamente tudo bem ....


Bom vou falar hoje sobre clientes da fotografia, qual é a minha relação com eles e qual a minha conduta com cada cliente e como que deve ser a procedência.
Diferente de tudo que eu ja conheci, tive diversas experiencias com clientes, mas eu falo para você que esta lendo isso a que mais eu fiquei surpreso foi a seguinte frase !
"marcos tudo bom ? se você usar meu celular para fotografar o meu ensaio, você faz mais barato" ?

Quando realizei a leitura em meu whatsapp sobre o assunto , sinceramente achei que fosse brincadeira, entre outros clientes .
Falando serio teve clientes que me fizeram pensar em desistir da carreira de fotografo e seguir minha vida fazendo alguma outra coisa,
o que pensar eu pensava nessas horas ?
Sim eu pensava que tudo que eu fazia não estava ao meu alcance e o pior , tomando remedios atrás de remedios para tentar fazer com que essa ansiedade Diminuísse

OBS ! vou falar em outro post sobre minha anciedade ,e como eu descobri ela ... o que aconteceu comigo e quando que aconteceu tudo, mas voltando...


Fora outros clientes devedores, ultimamente não tem acontecido isso mas teve um evento que realizei ja algum tempo que fiquei muito chateado não so com a pessoa, com todos os esforços medidos no dia do evento para nada.
Passei 4 meses cobrando a pessoa , e não recebia meus recados até que um dia consegui falar com a pessoa e ela(e) me disse a seguinte frase.

QUEM VAI PERDER é VOCÊ, eu sempre me pergunto caraca, o que será que passa na cabeça de uma pessoa assim ? porque sei que todos nos temos problemas , todos temos dividas e até mesmo compromissos 
Mas..
O minimo que você pode fazer quando está devendo é, dar um prazo renegociar , tantas maneiras para que ela tivesse o trabalho e eu o dinheiro, contudo... isso mudou todo o meu sistema de cobrança.
Antes eu era mais tranquilo , falava "paga como quiser" fazia de boca a boca porque confiava na pessoa confiava na palavra.
Como ainda confio em alguns clientes que tenho comigo ! que esses eu tiro para amigos...
Hoje tenho pag seguro, bancos virtuais , sistema de boletos e diversas formas de pagamento para deixar meu cliente seguro e ainda mais eu com todo meu trabalho, outro detalhe que vou comentar em outro post é a desvalorização da fotografia .

Vou dizer para você uma previa , você tem noção de quanto que custa o : equipamento, curso, lentes, tempo, edição, encadernadora e em fim a entrega do material..

Sim antes que diga alguma coisa ou pense sim É MUITO CARO, quando cobramos 500 reais por exemplo para fazer um simples formatura lembre-se que so a lente custou media R$2.000 a 5.000 isso dependendo do profissional , a pessoa que vive apenas da fotografia não vai cobrar menos de R$1.200 para fazer um evento desses.
Mas vou deixar para entrar em detalhes em outros posts.

Obrigado a você que leu até o final, e se esta gostando comente abaixo o que acha pode deixar sua opinião. 

Obrigado 

Comentários

Postagens mais visitadas